Gravidez na Adolescência Prevenção | Como Evitar as consequências

O nascimento de um bebê é sempre uma alegria, embora às vezes seja uma gravidez não planejada. A gravidez na adolescência torna-se um problema cada vez mais urgente, e os profissionais de saúde discutem amplamente as conseqüências da paternidade precoce.

Então, e sobre a prevenção da gravidez na adolescência?

Como os pais devem abordar o problema?

As Consequências Fisiológicas Negativas de uma Gravidez na adolescência

A gravidez na adolescência (a idade média de uma mãe – 14-18 anos) tornou-se um problema sério no nosso mundo civilizado, em especial, tendo em conta todas as informações que são dadas.

As maiores taxas de gravidez na adolescência foram registradas no Reino Unido, nos EUA, na Rússia e na Bielorrússia.

Os psicólogos explicam que o aumento da frequência das relações sexuais entre adolescentes que levam a gravidez indesejada é causada pela inclinação dos adolescentes a experimentar.

O limiar de idade do início da atividade sexual tornou-se cada vez mais baixo. É por isso que há tantos casos de gravidez na adolescência.

Ao se falar sobre a maternidade precoce, muitos especialistas se referem apenas às conseqüências psicológicas do problema, as complicações fisiológicas.

Gravidez na adolescência: Complicações fisiológicas da gravidez indesejada

Gravidez na Adolescência Prevenção | Como Evitar as consequências
Gravidez na Adolescência Prevenção | Como Evitar as consequências

Os ginecologistas provaram que a gravidez na adolescência tem um percurso bem mais complicado do que a gravidez de uma mulher nos seus vinte anos.

As adolescentes geralmente sofrem:

  • Dores severas
  • Toxicosis incontroláveis
  • Hemorragias regulares

Às vezes, esses sintomas desagradáveis estão relacionados à imaturidade do organismo de uma jovem:

  • os corpos adolescentes não estão preparados para a maternidade e o parto.

Mas, na maioria dos casos, os sintomas ocorrem devido à atitude descuidada que uma menina tem com o seu próprio estado de saúde.

As adolescentes podem esconder completamente o fato de estarem grávidas de todos ao seu redor, mantendo o estilo de vida habitual. Cargas físicas pesadas, abusos etc – tudo isso pode levar a uma rápida deterioração da saúde da mãe e do feto.

No caso de uma gravidez indesejada da adolescência, a menina deve mudar seu estilo de vida habitual imediatamente, cuidar bem de si mesma e de seu futuro bebê.

Especialistas médicos também conseguiram determinar que as gravidezes adolescentes muitas vezes terminam em abortos espontâneos.

Existe também um risco de nascimento prematuro, e tais complicações sempre afetam a saúde do bebé.

As consequências psicológicas da gravidez na adolescência para uma mãe e seu bebé

Gravidez na Adolescência Prevenção | Como Evitar as consequências
Gravidez na Adolescência Prevenção | Como Evitar as consequências

Apesar de haver numerosas complicações fisiológicas de uma gravidez na adolescência, as consequências psicológicas afetam a mãe e o bebê mais severamente.

Em primeiro lugar, muitas garotas adolescentes simplesmente não estão prontas para dar à luz um bebé e fornecer-lhes cuidados necessários durante toda a vida. É exatamente por isso que o próprio fato de estar grávida evoca apenas emoções negativas nas adolescentes gestantes, o que leva à ausência do instinto materno no futuro.

Em segundo lugar, uma mãe adolescente enfrenta uma desaprovação social constante. Apesar da crescente frequência de casos de gravidez na adolescência, a nossa sociedade não mudou sua atitude para adolescentes grávidas.

Tais futuras mães são intimidadas na escola, e às vezes são até mesmo desprezadas por seus amigos e familiares mais próximos.

Por esta razão, em tal situação, as adolescentes precisam de todo o apoio que seus pais podem dar, bem como sessões de aconselhamento regulares com um terapeuta.

A atenção para o futuro estado psicológico da mãe ajudará a evitar pensamentos suicidas e depressões, tornando mais fácil para um adolescente entrar nesta nova etapa da sua vida – maternidade.

Relacionado: Depressão Pós-Parto | O Bébe Nasceu! NÃO Estou e NÃO Sou Feliz!

Em terceiro lugar, a adolescente grávida está muitas vezes deprimida porque as suas ambições foram subitamente arruinadas.

Depois de descobrir que ela está grávida, uma jovem compreende que suas perspectivas de ir para a faculdade ou começar uma carreira não são realistas agora.

Ela não poderá realizar os seus sonhos nos próximos anos. Esse sentimento de frustração profunda é estrangulante para uma mãe expectante, e ela se ressente de seu futuro bebé por isso.

Gravidez na adolescência: Relação Mãe bebé

Gravidez na Adolescência Prevenção | Como Evitar as consequências
Gravidez na Adolescência Prevenção | Como Evitar as consequências

Não devemos esquecer o fato de que a gravidez na adolescência afeta não só a futura mãe, mas também o bebê dela.

Muitas vezes, uma adolescente simplesmente não pode se tornar uma mãe boa e atenciosa, porque de momento ela tem outros interesses e planos para sua vida.

Como resultado, seu filho é afetado pela falta de amor da pessoa mais importante da sua vida, e isso pode afetar a psique do pequeno filho.

Se uma menina decide manter seu bebê, ela deve entender quanto de responsabilidade irá cair sobre os seus ombros.

Prevenção de gravidez na adolescência

Uma das questões mais comuns que causam preocupação constante entre os pais é:

Como prevenir a gravidez na adolescência?

Uma vez que esses casos se tornam cada vez mais difundidos, os pais inquietos têm que procurar respostas.

Para que esse problema não se torne sua realidade, os pais devem pensar sobre a educação adequada de seus filhos quando ainda são muito jovens.

Por exemplo: meninos e meninas devem ser ensinados a tratar seus próprios corpos com respeito. Quando você explica a seus filhos de onde os bebês vêm, você deve dizer-lhes uma e outra vez que um bebê nasce apenas se duas pessoas se amam.

Seus filhos têm que entender que o sexo é um passo importante num relacionamento, e só devem ter sexo quando estiverem completamente seguros.

Relacionado: Educação sexual | Como Falar com Seu Filho Sobre Sexo

Os adultos também terão, de aceitar o fato de que seu filho cresceu.

Quando seu filho quiser falar sobre sexo, você deve conversar com e discutir seriamente questões como o controle de natalidade e as consequências das relações sexuais desprotegidas.

Alguns pais dão o próximo passo e compram contraceptivos para seus filhos.

A educação sexual também é um assunto que os professores falam nas escolas hoje em dia.

Mas as crianças muitas vezes são tímidas e não podem fazer perguntas desconfortáveis na classe, o que geralmente leva à ignorância sexual.

É por isso que a melhor coisa que um pai pode fazer por seu filho é construir um relacionamento íntimo com eles, com base na confiança e no respeito mútuos.

Você não constrói tal relacionamento num dia – exigirá muito tempo.

Assim, por exemplo, você pode acostumar-se a conversar com o seu filho todas as noites. Os adultos vão contar aos seus filhos sobre momentos interessantes do dia, e as crianças vão compartilhar alguns dos seus segredos pessoais por sua vez.

Eventualmente, quando seu filho inevitavelmente entrar na adolescência, eles vão fazer todas as perguntas, não aos seus amigos, mas você.

Em algumas famílias, as meninas adolescentes confiam tanto na mãe que compartilham todas as pequenas coisas sobre seu relacionamento atual, incluindo os detalhes de sua vida sexual.

Neste caso, a mãe pode facilmente afetar a decisão da filha e avisá-la sobre a proteção durante o sexo.

Gravidez na Adolescência: Os seus esforços foram inúteis e sua filha ficou grávida

Gravidez na Adolescência Prevenção | Como Evitar as consequências
Gravidez na Adolescência Prevenção | Como Evitar as consequências

Como se costuma dizer no melhor pano cai a nódoa, não é o fim do mundo.

Se todos os esforços dos pais forem inúteis e descobrirem que sua filha adolescente está grávida, deve fazer os possíveis para manter a calma.

Os adultos devem falar com seus filhos e perguntar-lhe:

  • o que o pai do bebê pensa
  • ela vai manter o bebê
  • As técnicas modernas de término precoce da gravidez atingiram um nível tal que o procedimento não prejudicará a função reprodutiva do adolescente, caso pense no aborto.
  • A garota também deve saber que um bebê não é um brinquedo: precisarão de atenção e cuidados constantes, precisarão de amor.
  • Tomando a decisão de manter o bebê, a adolescente deve entender que sua vida mudará para sempre, mas, ao mesmo tempo, ela terá a chance de se tornar uma boa mãe e criar uma criança feliz.
  • Se sua filha decidiu manter o bebê, você deve apoiá-la nesta decisão deliberada. Ela escolheu um caminho difícil. Geralmente, a falta de apoio de seus entes queridos tem um enorme impacto em um adolescente.

Os adolescentes geralmente têm sexo e não pensam nas consequências que podem causar no seu futuro.

No entanto, mesmo que uma mãe adolescente decida manter o bebê e não se casar não é motivo de desespero. Ela ainda pode viver uma vida feliz.

Há muitas mulheres que deram à luz seu primeiro filho bem antes dos 20 anos, mas conseguiram fazer uma carreira e encontrar seu verdadeiro amor mais tarde.

Há apenas uma coisa que você deve ter em mente: o desejo de se tornar uma boa mãe não é suficiente – é um trabalho árduo apesar de quantos anos se tenha.

A prevenção da gravidez na adolescência é um problema relevante na nossa sociedade.

Os professores e os pais usam vários métodos para evitar a gravidez na adolescência.

Não há tantos pais adolescentes que conseguiram ser um suporte confiável para os seus filhos. Então, se você é adolescente, pense duas vezes antes de tomar uma decisão de ter sexo sem usar proteção e sem pensar bem mas consequências para:

  • si
  • sua família 
  • para o bebé que pode resultar daí!

Qual a sua opinião sobre gravidez na adolescência, o que acha que se pode fazer para termos jovens mais conscientes? Já passou por isso? Partilhe sua opinião, sua experiência com os demais.

Relacionado:

Gravidez na Adolescência | Os pais mais jovens do mundo

Grávida Adolescente | Como dizer aos seus pais que está grávida?

Adolescente grávida | Como dizer ao seu namorado que está grávida?

Menstruação Atrasada | Causas Possíveis quais são?

10 coisas estranhas que ninguém te contou sobre gravidez

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *