Útero artificial poderá ser uma realidade próxima | Onde fica a mulher?

A tecnologia está bem no caminho da realização da ectogênese, melhorando a sobrevivência prematura do bebê e aumentando as opções de fertilidade através do útero artificial.

Mas também tem outras implicações, mais aterrorizantes se pensarmos no assunto.

Estamos a abordar um avanço biotecnológico. A ectogênese, a invenção de um útero artificial completo, poderia mudar completamente a natureza da reprodução humana.

Relembrando que ectogênese é ao desenvolvimento completo de um ser humano fora do útero materno, ou seja, em laboratório.

Ou mais detalhadamente, como prefere Leroy:

“é o procedimento técnico por meio do qual a totalidade das etapas do desenvolvimento humano, desde a fecundação até ao nascimento, se realizaria em laboratório, sem recurso ao acolhimento num organismo materno”

A “reificação” da vida humana não nascida avança e o velho sonho de fabricar seres humanos artificiais em laboratório é uma viabilidade que ora se apresenta pela ectogênese.

útero artificial externoQue pesquisas existem confirmadas sobre a ectogênese.

Útero artificial poderá ser uma realidade próxima
Útero artificial poderá ser uma realidade próxima

Em Abril de 2017, pesquisadores do Children’s Hospital of Philadelphia anunciaram o desenvolvimento de um útero artificial.

Com o nome de “biobag” destina-se a melhorar as taxas de sobrevivência de bebês prematuros e é um importante passo em relação às incubadoras convencionais. 

Seus resultados mostram que os cordeiros (no equivalente a um feto humano prematuro de 22-24 semanas) podem crescer com sucesso no biobag.

Sendo que, o cordeiro mais velho tem mais de um ano de idade.

Útero artificial poderá ser uma realidade próxima
Útero artificial poderá ser uma realidade próxima

Pesquisadores da Universidade de Cambridge, entretanto, também mantiveram um embrião humano vivo fora do corpo por 13 dias usando uma mistura de nutrientes que imitam condições no útero.

O embrião sobreviveu vários dias mais do que o observado anteriormente e a pesquisa apenas parou porque estavam a aproximar-se do limite legal de 14 dias.

14 dias é o período de tempo em que um embrião pode ser mantido num laboratório.

Por outras palavras, nossa ética, em vez de nossa tecnologia, é agora o fator limitante quando falamos de fazer um bebé num útero artificial.

Útero artificial poderá ser uma realidade próxima
Útero artificial poderá ser uma realidade próxima

Par-tu-ri-ent, foi criada por alunos de design na Holanda.

É um útero artificial externo em que os pais poderiam acompanhar o desenvolvimento do feto no conforto da sua casa.
Os futuros pais poderiam fornecer os nutrientes necessários ao feto no útero artificial.
Poderiam falar com o bebé, há um dispositivo que simula os chutes do bebé para as mães que possam querer essa experiência.
Por enquanto é somente uma ideia, mas poderá ser uma realidade nos próximos 5 anos, e fato a ectogênese esta cada vez mais presente.

Útero artificial – Qual é a chave para o sucesso da ectogênese

A chave para a sobrevivência através da ectogênese é reproduzir as condições do útero.

À medida que os cientistas se tornam melhores nisso, o fosso entre os embriões de maior tempo pode sobreviver e a viabilidade de um feto sobreviver irá diminuir.

Quando os dois intervalos de tempo se encontrarem, teremos a tecnologia para um útero artificial externo completa.

Útero artificial – E Como pode mudar a vida de muitas pessoas?

Útero artificial poderá ser uma realidade próxima
Útero artificial poderá ser uma realidade próxima

Sem dúvida estes avanços tecnológicos não podem ser ignorados. 

É o tipo de avanço que pode trazer muita felicidade a muitos casais, traz liberdade de escolha, terá muitos fanáticos religiosos a dizer que é um blasfêmia e todos devem ser queimados na fogueira.

Mas essas eram as ideias à 40 anos atrás sobre a fertilização in vitro, quantos casais sao felizes graças a esses avanços, se nao fossem mentes brilhantes ainda hoje diriamos que a terá é plana.

Mas a terra nao é plana e a possibilidade de deixarem de haver barrigas de aluguer, de bebés prematuros terem a hipoteses de sobriviver, de casais saberem o que é o seu sonho de serem pais é por si só uma benção.

Alguns irão defender que se a mulher não pode ter filhos é vontade de Deus e outros dirão que Deus é esse que doenças como o câncer? Mas uma mulher que teve um aborto, um casal que anseia por um bebé que fez inumeras FIV’s irá dizer que é uma benção.

Útero artificial – Há beneficios incríveis com estes avanços

Útero artificial poderá ser uma realidade próxima
Útero artificial poderá ser uma realidade próxima
  • Pode salvar a vida de bebês prematuros
  • Ajudar casais inférteis
  • Dar às pessoas gays e trans novas opções de fertilidade 
  • Permitir que os pais mais velhos tenham filhos.
  • Poderia oferecer uma alternativa mais segura à gravidez e ao parto tradicionais e proporcionar um ambiente mais saudável para o feto, eliminando os riscos de drogas ou álcool e proporcionando um equilíbrio ideal de nutrientes, temperatura, movimento e som.

Mas, onde estabelecemos a linha entre garantir um desenvolvimento saudável e apenas ter crianças consideradas como as “mais saudáveis”?

Quem decide qual tipo de gravidez é “melhor” – mulheres ou homens? Médicos? Líderes religiosos? Empregadores?

Existe o perigo de quem pague a tecnologia por trás da ectogênese tenha o poder de decidir como, quando e em benefício de quem e do quê é usado.

Poderia ser o estado ou empresas de seguros privadas tentando evitar os custos imprevisíveis do parto tradicional. Ou, poderia se tornar mais uma vantagem disponível apenas para os privilegiados, com as gravidezes tradicionais se tornando associadas à pobreza ou a uma determinada classe ou raça.

Os bebês produzidos externamente têm vantagens sobre aqueles que nascem através do corpo humano?

Ou, se a gestação no útero artificial se tornar mais barata do que a gravidez comum, poderia se tornar uma necessidade econômica forçada para alguns?

Útero artificial – Igualdade na parentalidade

Útero artificial poderá ser uma realidade próxima
Útero artificial poderá ser uma realidade próxima

Mas um útero artificial também pode levar a uma nova igualdade na parentalidade e, consequentemente, mudar a estrutura de nossas vidas profissionais e privadas.

Com o tempo, poderia desmantelar as hierarquias de gênero dentro de nossa sociedade.

Dado mais tempo, poderia eliminar as diferenças entre os sexos em nossa biologia.

Uma vez que os papéis de pais são iguais, não haverá desculpa para salas de reuniões ou partidos políticos dominados pelos homens.

… Ou muitas das outras desigualdades flagrantes que vemos hoje porque a mulher tem o dom de parir e amamentar.

útero artificial – Escolha da mulher e sua autonomia

Útero artificial poderá ser uma realidade próxima
Útero artificial poderá ser uma realidade próxima

Os direitos das mulheres nunca se tornam mais emotivos do que quando se trata do direito da mulher escolher. Enquanto a gravidez ocorre dentro do corpo de uma mulher, as mulheres têm algum controle sobre isso, pelo menos.

Mas o que acontece quando um feto pode sobreviver completamente fora do corpo?

Como a nossa legislação se levantará quando a viabilidade começar na concepção?

Existem questões fundamentais sobre os direitos que damos a embriões fora do corpo (pense no potencial de colheita de “peças sobressalentes” de fetos indesejados).

Existe também a possibilidade de ativistas pró-vida acolher este processo como uma alternativa ao aborto – com, no pior caso, as mulheres sendo obrigadas a ter seus fetos extraídos e gerados fora dos seus corpos.

Uma coisa que podemos saber com certeza: é que a sociedade será enormemente alterada pela ectogênese.

Crescer os seres humanos fora do corpo da mulher aumenta vários riscos, mas pode, ao mesmo tempo, oferecer esperança para novas formas de igualdade e cuidados de saúde – e o debate está apenas a começar.

É provável que tenhamos a capacidade de criar um útero artificial dentro de uma geração ou duas. Como escolheremos usá-lo? Deixe a sua opinião, o que achas sobre a possibilidade de ter filhos sem que haja gravidez?

Leia também:

Colesterol elevado | A causa de fracasso em tratamento de fertilidade

Alimentos a Evitar para aumentar a Fertilidade | Fertilidade

Alimentos Que Melhoram a Fertilidade | Fertilidade

Novo exame de sangue promete prever aborto e nascimento prematuro

9 Posições Sexuais Para Engravidar e Apimentar (as melhores)

Teste de gravidez falso positivo | O que pode causar e como?

fontes: 

Infodireito

The Guardian

 

 

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *