Níveis de HCG normais na Gravidez precoce, durante e após a concepção

Níveis de HCG normais na Gravidez precoce, durante e após a concepção

HCG ou hormona gonadotrofina coriónica humana também é conhecida como hormona da gravidez e é produzida pela placenta logo após a implantação.

A implantação embrionária ocorre em média 9 dias após a ovulação (intervalo 6-12 dias) ou cerca de 5 dias antes de um período em falta.

Os níveis de HCG são detectados no sangue tão cedo quanto 2-3 dias e na urina 3-4 dias após a implantação.

À partida um teste de gravidez à urina será positivo após de 14 a 15 dias de implantação.

O que é HGC ou hormona gonadotrofina coriónica humana?

HCG significa “gonadotrofina coriónica humana”, a hormona da gravidez que é produzida pela placenta e entra no sangue logo após a implantação e é detectado com testes de gravidez.

HCG é produzido pela placenta e entra na corrente sanguínea assim que ocorre a implantação, cerca de uma semana após a ovulação e fertilização, quando quer implantes embrionários quer a placenta se juntam ao revestimento uterino.

Informações sobre os valores de HCG numa gravidez normal

  • HCG de sangue inferior a 5 mUI / ml: negativo. Não está grávida
  • HCG de sangue entre 5-25 mUI / ml: “inconclusivo”. Talvez esteja grávida talvez não.

Repita o teste em alguns dias

  • HCG de sangue acima de 25 mUI / ml: você está grávida! Parabéns

Quando um teste dos níveis de HCG não é suficiente para fazer um diagnóstico claro, vários testes de HCG dias com dias de diferença  proporcionam uma avaliação mais precisa da situação.

Os níveis de HCG no sangue não devem ser utilizados como forma de datar a gravidez, uma vez que esses números podem variar tão amplamente.

Para mulheres pós-menopausa, um nível de HCG de até 14 mUI / ml pode ser considerado normal.

Aumento de hCG no início da gravidez

Níveis de HCG geralmente duplicam a cada 48-72 horas desde cedo na gravidez e não existe um único nível de “normalidade” de HCG no início da gravidez.

Esperasse pelo menos  um aumento de 35% em 48 horas, considerado como o aumento mínimo consistente numa gravidez intra-uterina viável.

Portanto, seria errado assumir sempre a presença de uma gravidez não viável, mesmo que o aumento de níveis de HCG seja abaixo de 50% durante 48 horas nas primeiras 4 semanas de gravidez normal.

A informação mais importante sobre os níveis de HCG iniciais

Na maioria das gestações normais nos níveis de HCG abaixo de 1.200 mUI / ml, os níveis de HCG geralmente dobra a cada 48-72 horas e normalmente aumenta em pelo menos 60% a cada dois dias.

No início da gravidez, um aumento de 48 horas da HCG em 35% ainda pode ser considerado normal.

À medida que sua gravidez progride, o aumento do nível de HCG diminui significativamente. Entre 1.200 e 6.000 mIU / ml de soro, o nível de hCG geralmente leva 72-96 horas para dobrar.

Acima de 6.000 mUI / ml, os níveis de hCG de gonadotrofina coriónica humana geralmente levam quatro ou mais dias para dobrar.

Em geral, quando o nível de HCG atingiu 7200 mUI / ml, um saco vitelino deve ser visto.

A um nível de HCG superior a 10.800 mUI / ml deve haver um embrião visível com batimentos cardíacos

Uma melhor verificação da viabilidade da gravidez após 6 semanas é a presença do batimento cardíaco fetal.

Não faz muito sentido seguir os valores de HCG acima de 6.000 mUI / ml, pois o aumento é normalmente mais lento e não está relacionado com o bom andamento da gravidez.

Após 10-12 semanas, o aumento dos níveis de HCG diminuirá ainda mais.

Um aumento normal de hCG durante vários dias antes das 6 semanas da gravidez geralmente indica uma gravidez viável.

Em geral, após 6-7 semanas de gravidez, a melhor indicação de uma gravidez saudável é um bom batimento cardíaco fetal.

A boa evolução da gravidez pode ser confirmada com um sonograma para confirmar a presença de batimento cardíaco fetal.

Uma vez que o batimento cardíaco fetal é reconhecido, os níveis de HCG tornam-se pouco informativos sobre o bem-estar da gravidez e da sua evolução.

Existe uma ampla gama de valores normais de HCG e os valores são diferentes no sangue e na urina. Os níveis de HCG de urina geralmente são mais baixos do que os níveis de HCG das analises sanguíneas.

Não existe um único nível normal de hormona gonadotrofina coriónica humana (HCG) que é um indicador de uma gravidez saudável e existe uma ampla gama de valores de níveis de HCG de gonadotrofina coriónica humana à medida que a gravidez avança.

Quando é que os níveis de HCG no sangue são considerados muito baixos e quando se considera que está a aumentar lentamente?

A analise das concentrações de HCG ao longo de vários dias, geralmente 48-72 horas de intervalo, são importantes para identificar uma gravidez precoce anormal. Isso geralmente é feito antes de um ultra som e são úteis para avaliar a viabilidade da gravidez.

Comparação da evolução lenta dos níveis de HCG e o aumento normal dos níveis de HCG

A comparação das mudanças nos níveis de HCG com as das curvas esperadas estabelecidas pode ajudar o médico a determinar o que fazer sobre a gravidez e como aconselhar o paciente.

No entanto, existem muitas limitações para a avaliação em série dos níveis de HCG e estes nunca devem ser usados exclusivamente para substituir o julgamento e avaliação clínica com base em sintomas ou sinais que a grávida tenha.

Quando a gravidez é de gémeos os níveis de HCG aumentam mais rapidamente

Não se pode diagnosticar uma gestação de gémeos apenas a partir dos níveis de HCG. Não há provas científicas suficientes de que, com os gêmeos, há sempre um aumento mais rápido do que o habitual nos níveis de HCG.

As variações nos aumentos de HCG não são necessariamente um sinal de que a gravidez é anormal ou que há dois ou mais fetos, porém acontece muita vezes de o aumento ser superior.

Quantidade normal de níveis séricos de HCG por semanas 
3 semanas: 5-50 mUI/cc
4 semanas: 4-426 mIU/cc
5 semanas: 19-7,340 mUI/cc
6 semanas: 1.080-56.500 mUI/cc
7 – 8 semanas: 7,650-229,000 mIU/cc
9 – 12 semanas: 25,700-288,000 mUI/cc
13 – 16 semanas: 13,300-254,000 mUI/cc
17 – 24 semanas: 4,060-165,400 mUI/cc
25 – 40 semanas: 3.640-117.000 mUI/cc

O que é no final das contas o teste ao HCG?

Quando você em casa faz um teste de gravidez, você realmente testa é a presença de HCG.

Se HCG o estiver presente, o teste de gravidez será positivo, e isso significa que você está grávida, a menos que haja um teste de gravidez falso positivo.

relacionado: Teste de gravidez falso positivo | O que pode causar e como?

À medida que a gravidez avança, existe uma ampla gama de valores normais de HCG. Como os valores de HCG no sangue normalmente flutuam muito, é impossível determinar apenas a partir de um exame de sangue se o nível de HCG é normal ou não.

 

(Continua na próxima página)

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *