Lombrigas Podem Aumentar a Fertilidade Feminina Vale a Pena?

Lombrigas Podem Aumentar a Fertilidade?: Os cientistas descobriram que a infecção pelo verme Ascaris lumbricoides (lombriga) aumenta a fertilidade em mulheres pertencentes ao grupo étnico Tsimane boliviano.

Em seu resumo, publicado na revista: Science, os pesquisadores explicam que estudaram

“nove anos de dados longitudinais de 986 horticultores bolivianos, experimentando fertilidade natural e 70% de prevalência de helmintos [vermes parásitos”].

Eles descobriram que a infecção com diferentes espécies de vermes afetou a fertilidade de maneiras completamente distintas.

Enquanto o verme Ascaris lumbricoides “está associado a primeiros nascimentos e a intervalos entre partos menoresancilostomias “atrasaram a primeira gravidez e prolongaram os intervalos entre partos”.

Lombrigas Podem Aumentar a Fertilidade?: Qual a explicação para tal

Os cientistas acreditam que esses efeitos são causados ​​por mudanças no sistema imunológico.

O professor da equipe Aaron Blackwell, da Universidade da Califórnia, explicou à BBC que “o sistema imunológico das mulheres muda naturalmente durante a gravidez, de modo a não rejeitarem o feto”.

Ele continuou: “Nós pensamos que os efeitos que vemos são provavelmente devido a essas infecções que alteram o sistema imunológico das mulheres, de modo que se tornem mais ou menos amigáveis ​​para uma gravidez“.

O resultado de tudo isso para as mulheres de Tsimane é que aquelas que têm lombrigas podem esperar ter uma média de mais de duas crianças. 

Lombrigas Podem Aumentar a Fertilidade? – Ascaris lumbricoides

Naturalmente, o efeito de Ascaris lumbricoides pode oferecer a possibilidade de um futuro tratamento de fertilidade. O professor de fertilidade, Allan Pacey, da Universidade Sheffield, disse à Beeb (BBC): “É muito surpreendente e intrigante descobrir que a infecção com esta espécie particular de lombriga realmente melhora a fertilidade.

Embora eu não gostaria de sugerir que as mulheres tentem se infectar com lombrigas como forma de aumentar a fertilidade, estudos adicionais sobre a imunologia das mulheres que têm o parasita podem, em última instância, levar a novos  medicamentos para aumentar a fertilidade”.

Ascaris lumbricoides é o “maior nematóide intestinal do homem”, com fêmeas com até 40 cm de comprimento.

Estima-se que mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo estão infectadas, cerca de três quartos delas na Ásia.

Embora seja comparativamente incomum na América do Sul, “algumas populações têm taxas de infecção tão altas quanto 95 por cento”.

O pior efeito da infecção, é a grave obstrução intestinal, que pode ser fatal.

Porém, ainda que algumas mulheres possam pensar na possibilidade de apanhar vermes para aumentar as chances de engravidar, mais há para dizer e ler.

Lombrigas Podem Aumentar a Fertilidade? Vale a Pena?

As infecções parasitárias também podem causar complicações fatais durante a gravidez, diz o Dr. Peter Hotez da Baylor College of Medicine em Houston, Texas. “Muitas vezes não é considerado que as infecções por helmintos são as aflições mais comuns de meninas e mulheres que vivem na pobreza”, diz ele.

“Estamos na confluência da pobreza e um clima subtropical – dois dos principais fatores que promovem essas infecções, que na realidade são grandes disparidades de saúde nos Estados Unidos. Infelizmente, essas doenças foram ofuscadas por infecções mais conhecidas, mesmo que as infecções parasitárias sejam muito mais comuns “.

Lombrigas Podem Aumentar a Fertilidade?: Podem ser Tentador para quem quer um filho desesperadamente, mas conheça o que a espera já que ao tentar ficar infectada não sabe o que irá contrair de verdade e tem consequências.

(continua na próxima página)

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *