Alimentos Que Melhoram a Fertilidade | Fertilidade

Alimentos Que Melhoram a Fertilidade: A alimentação desempenha um papel importante na fertilidade e na gravidez.

De acordo com a American Pregnancy Association, uma organização sem fins lucrativos envolvida na promoção de atividades que melhoram a saúde reprodutiva, se você estiver à procura de melhorar a fertilidade e uma ovulação normal, você deve fazer alterações na dieta durante 3 a 12 meses antes das tentativas para engravidar.

No entanto, se você já está a tentar conceber, isso não significa que a mudança de dieta não funcionará, e você deve começar seu novo plano de uma dieta melhorada para uma gravidez saudável e tentar os seguintes alimentos que promovem a fertilidade.

Alimentos Que Melhoram a Fertilidade
Alimentos Que Melhoram a Fertilidade

1. Alimentos Que Melhoram a Fertilidade: Ácido fólico

O ácido fólico é uma forma de folato produzida sinteticamente, que é uma vitamina natural encontrada nos alimentos.

É essencial para a divisão e crescimento celular, e é muito necessária durante a gravidez. Por este motivo, deve incluir cerca de 400 mcg de ácido fólico na sua dieta cerca de um ano antes de planejar sua gravidez.

O requisito para o suplemento duplica durante a gravidez, e você deve tomar pelo menos 400mcg de ácido fólico até 12 semanas de gravidez. Isso garantirá menos chances de defeitos congênitos no bebê além de uma gravidez saudável.

Veja também: A importância do ácido fólico – Tentantes e Grávidas

Alimentos Que Melhoram a Fertilidade
Alimentos Que Melhoram a Fertilidade

2. Alimentos Que Melhoram a Fertilidade: Proteínas

Estudos têm demonstrado que a taxa de gravidez é quase o dobro para os casais que têm uma dieta rica em proteínas e baixas em carboidratos, em comparação com casais com uma dieta baixa em proteínas e alta em carboidratos.

A razão é que uma dieta rica em proteínas irá garantir uma melhor qualidade dos óvulos. Ao tentar adicionar proteínas à sua dieta, certifique-se de adicionar proteínas de alta qualidade que possuem todos os aminoácidos necessários.

As melhores fontes de tais proteínas são claras de ovos, aves e peixes. Feijões e legumes também são fontes ricas de proteínas de alta qualidade.

Alimentos Que Melhoram a Fertilidade
Alimentos Que Melhoram a Fertilidade

3. Alimentos Que Melhoram a Fertilidade: Omega 3

Omega-3 é essencial para um bebê, e deve consumir muitas gorduras saudáveis durante a gravidez para ter um bebê saudável.

Essas gorduras saudáveis também são responsáveis pelo bom funcionamento de seus hormônios e, portanto, você deve incluir na sua alimentação enquanto tenta engravidar.

Você deve-se esforçar para garantir 1000-2000 mg de ácidos graxos ômega-3 na sua dieta, o que pode ser feito incluindo 100gr de peixe ou 6 colheres de chá de nozes, sementes Chia ou sementes de linhaça na sua alimentação.

Alimentos Que Melhoram a Fertilidade
Alimentos Que Melhoram a Fertilidade

4. Alimentos Que Melhoram a Fertilidade: produtos lácteos

Os produtos lácteos possuem cálcio, gorduras e proteínas, o que garante que o seu corpo esteja preparado para um bebê e, assim, melhora a sua saúde durante a estiver grávida.

Um estudo mostrou que o uso de leite com gordura total reduz as chances de infertilidade, então, se você usar apenas leite desnatado, seria uma boa ideia alterar para leite com gordura. 

Cuidar com o consumo excessivo. O leite além do acido contem altas doses de estrógeno, o que pode complicar a produção natural de progesterona.

Alimentos Que Melhoram a Fertilidade
Alimentos Que Melhoram a Fertilidade

5. Alimentos Que Melhoram a Fertilidade: Ferro

Como o ferro é essencial para melhorar a qualidade dos óvulos nas mulheres, seria sensato incluir alguma forma de ferro na sua alimentação.

Ferro heme é a forma de ferro que nossos corpos podem absorver com facilidade. Para ter um bom suprimento de ferro Heme, você deve ingerir salmão, carne vermelha e frango.

Deve também adicionar alimentos com vitamina C à sua dieta, pois a vitamina C ajuda seu corpo a absorver o ferro.

Veja também: Implicações de Pouco Ferro Para Fertilidade e Gestação: Causas e Tratamentos

Alimentos Que Melhoram a Fertilidade
Alimentos Que Melhoram a Fertilidade

6. Alimentos Que Melhoram a Fertilidade: Vegetais coloridos

Vegetais coloridos são uma ótima fonte de nutrientes diferentes que são essenciais para uma vida saudável.

Principalmente, a cor do vegetal indica os nutrientes presentes nele.

Os vegetais verdes escuros contêm muita vitamina B6, o que ajuda bastante na regulação dos hormônios. Esta é a razão pela qual vegetais frondosos afetam positivamente a fertilidade.

A vitamina C é encontrada em vegetais que são de cor vermelha ou verde.

O enxofre é encontrado abundante em vegetais brancos, enquanto os legumes de laranja têm muita vitamina A.

A melhor maneira de garantir que sua ingestão de nutrientes seja adequada é ter todas as diferentes cores dos vegetais na sua alimentação.

Alimentos Que Melhoram a Fertilidade
Alimentos Que Melhoram a Fertilidade

7. Alimentos Que Melhoram a Fertilidade: Lentilhas e outros feijões

As lentilhas são a segunda maior fonte de ferro e ácido fólico em todos os alimentos. Se você ingerir uma xícara de lentilhas, seria quase suficiente para completar a dose diária de ácido fólico.

Grão e feijão também contêm muito ferro e ácido fólico, com os quais você pode fazer muitos pratos diferentes.

Alimentos Que Melhoram a Fertilidade
Alimentos Que Melhoram a Fertilidade

8. Alimentos Que Melhoram a Fertilidade: Peixes de água Fria

Conforme mencionado anteriormente, o peixe é uma ótima fonte de ácidos graxos, que são responsáveis por uma série de funções essenciais em nosso corpo, incluindo regulação do ciclo menstrual, redução da inflamação e produção hormonal.

É melhor comer peixes de água fria, como salmão, bacalhau, salmão selvagem e alabote, do que comer peixes de águas profundas, que contêm concentração nociva de mercúrio em maior quantidade.

Leia também:

Estresse e Infertilidade Existe Uma Correlação Entre Eles?

Implicações de Pouco Ferro Para Fertilidade e Gestação: Causas e Tratamentos

Alimentos a Evitar para aumentar a Fertilidade | Fertilidade

Como evitar o aborto espontâneo | Fertilidade- Aborto Espontâneo

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *