Cesariana Como evitar Infecções | Cuidado pós-parto

Cesariana | Como evitar Infecções
Cesariana | Como evitar Infecções

Cesariana Como evitar Infecções

Quando chegamos em casa após uma cesariana temos que tomar uma série de cuidados, e entre eles, devemos cuidar da área onde foi feita a incisão para a retirada do bebê.

Que normalmente se situa abaixo da linha do biquini, podendo ser uma incisão vertical ou horizontal.

Saímos do hospital com um curativo na área dos pontos e com um penso na área abdominal. Podemos já sair do hospital também com uma cinta pós-parto.

Cesariana como evitar infecções: Uso da Cinta

A ideia de usar uma cinta pós-parto costuma parecer opressora ou até mesmo obsoleta, mas ao contrário do que parece ela proporciona um grande conforto.

Logo após o parto ficamos com a sensação de que nossos órgãos estão soltos dentro da cavidade abdominal. Isso ocorre porque o espaço destinado ao bebê que demorou nove meses a se expandir não desaparece de uma hora para outra, infelizmente.

A cinta faz com que todos os órgãos fiquem comprimidos, sem “balançar”. Sem a cinta costumamos sentir inclusive um pouco de mais de dor, principalmente nos primeiros dias.

Cesariana como evitar infecções: Cuidados em casa

Voltando aos cuidados com os pontos da cesariana, quando chegamos em casa devemos voltar a nossa rotina de higiene diária. Na hora do banho podemos entrar no chuveiro com o curativo.

Não tem problema molhar por fora. Assim que sair do banho retire o curativo molhado. Limpe bem a área com uma gaze estéril embebida em álcool 70%. Espere secar um pouco e refaça o curativo cobrindo os pontos com gaze e com o penso.

É bem simples, mas se vir que não consegue fazer sozinha. É uma ótima tarefa para o maridão! Depois, de volta para a cinta pós-parto.

Cesariana como evitar infecções: Quanto tempo até retirar os pontos?

Os pontos costumam ser retirados entre cinco e dez dias após a cesariana.

No entanto, ligue para o médico se perceber sinais de infeção (áreas avermelhadas, calor, inchado, sangue) na zona da incisão cesariana.

Bem-vinda a casa mamã!

Veja também:

Sexo Pós-Parto | Quando posso ter? O que precisa saber

Exercício pós-parto | Treino com metas atingíveis

Dúvidas Em Relação às Hemorragias pós-parto? O que é e os cuidados a ter?

O Que Precisa Saber Sobre a Recuperação Pós-Parto!

4 dicas para manter o romance vivo depois de ter o bebê

Print Friendly, PDF & Email

Comments

  1. Karenina says:

    Dá tanta tristeza, esses posts que incluem o “maridão”.Se não sabem… milhares de mulheres no mundo tem nenéns, sem ter um marido ou namorado… existem muitas mulheres que se tornam mães solteiras… exclui-las não é legal… um post q nao tem nada a ver com casais… e sim com algo mulher e parto.

    1. susana says:

      É verdade Karenina, há de fato mães que são incríveis pela sua coragem e garra, são mães e pai tudo num. Pore´m no texto quando se fala em “maridão” não passa de forma de expressão, poderia ser muito bem a mãe a ajudar, ou amiga. A ideia é que nesta fase podemos precisar de ajuda, e devemos pedir a mesma seja ao marido quando existe, seja à mãe ou amiga de confiança. Porque, se nos magoarmos ou não tivermos os cuidados necessários depois até para pegar no nosso bebé é muito violento.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *