Sexo Pós-Parto | Quando posso ter? O que precisa saber

E o bebé nasceu, correr correr e mais correr. Poucas horas de sono, tudo o que havia antes para fazer mais o que é inerente ao cuidar de um bebé.
E as hormonas essas malucas que não param de criar alterações, afs!

O peso continua mais do pensava, a barriga da gravidez! Ora, mas o bebe já saiu porque continua deste tamanho? E os seios, que parece que estão furados?
Sempre com a sensação úmida nos seios, malditas gretas nos mamilos, aí que estão doloridos o tempo todo. E os quadris, estão enormes, o rabo gigante!

Sexo Pós-Parto | Quando posso ter? O que precisa saber

Enfim, nada nos agrada, e tudo melindra. Mas a verdade é que se durante a gravidez teve relações sexuais, acredite o seu marido não se incomodou com as alterações, não deixou de a amar porque ganhou peso, porque a barriga está maior.

E os peitos, enfim, alguma já ouviu dizer que eles preferem um tamanho 32 a 36? E rabão pequeno? Se é pequeno não é rabão?

A verdade é que a nossa autoconsciência é atroz e violenta, a nossa capacidade de autocrítica é devastadora.

Se falar com seu marido, vai ver que ele vai dizer que está linda e que a ama na mesma e as alterações são parte da gravidez e que o desejo existe na mesma.

Sexo pós parto: Quando posso voltar a ter relações sexuais?

Sexo Pós-Parto | Quando posso ter? O que precisa saber
Sexo Pós-Parto | Quando posso ter? O que precisa saber

Normalmente os médicos autorizam o retomar das relações sexuais após 6 semanas do parto, o tempo médio para que os tecidos vaginais se restabeleçam e voltem ao normal.

Porém, é fundamental confirmar com o seu médico e após os exames pós parto, sendo que é normal caso tenha levado pontos após o parto que tenha receio.

Aliás, é normal tudo o que se sinta e não será a única a ter esses sentimento, antes de si outras mulheres tiveram e depois de si mais mulheres irão ter.

A retomada da vida sexual após o parto pode-se dar assim que os pontos caiam e não haja qualquer indício de uma infeção (veja os cuidados necessários),após o exame médico que deverá ocorrer por volta da 6ª semana após o nascimentos do bebé.

Mesmo que se sinta preparada antes do ok do médico se ainda tiver sangramento pós-parto relação com penetração não é recomendada pois pode causar uma infecção, então opte por outra forma de satisfação.

Os peitos parecem um regador, é! Os seios doiem, os mamilos podem estar feridos, e estão híper sensíveis.

Então, o que pode fazer?

Quando vai tomar banho retire o leite, ou use um top que aperte e aconchegue o peito, até mesmo o soutien de amamentação. Algo que a deixe confortável. Mas conforme mais vai dando de mamar, mais o peito se “molda” e as dores dinimuiem.

E fracamente ainda não ouvi ou li sobre nenhum homem reclamar do acréscimo de volume do peito de sua parceira. 

*Dor Nos Seios Durante a Amamentação Como Resolver

Sexo pós-parto: O sexo vai ser igual?

Sexo Pós-Parto | Quando posso ter? O que precisa saber
Sexo Pós-Parto | Quando posso ter? O que precisa saber

Se teve parto normal, pode reparar que o sexo não é igual, pelo menos não no início.

Mas temos de pensar o bebé saiu por ali! Os músculos da vagina podem estar temporariamente distendidos.

Essa alteração com o tempo irá passar, pode acelerar o processo através de exercícios de Kegel, não só são bons antes de se ter o bebé como depois, e há que convir são divertidos de se fazer, com a vantagem de que se podem fazer em qualquer lugar sem hora marcada.

*Exercícios de Kegel | 10 segundos que vão melhorar a vida sexual

Os mesmos podem trazer e apimentar a vossa relação se praticados durante algum tempo.

Sexo após parto: Lubrificação

A lubrificação vaginal depois de grávida, ou a falta dela no caso! Pode tornar-se um incómodo e ser desvantajoso pelos motivos óbvios.

A mesma pode ser causada por estar a amamentar ou até mesmo pelo facto do útero estar dorido.

Fale com o seu parceiro sobre isso. E que a falta ou diminuição de lubrificação não se deve à falta de libido por ele, mas que se trata de uma situação orgânica.

Então use e abuse de lubrificantes, há vários no mercado que provocam sensações bem divertidas como frio, quente… enfim, o mercado do sexo por algum motivo é criativo.

Sexo pós-parto: Dor durante a relação

Há uma coisa que deve ter em mente, se tem dores durante a relação sexual com o seu parceiro e já resolveu problema da lubrificação, identifique se tem a ver com a cesariana, ou com episiotomia, dê mais uma semana de “descanso”.

Há outras formas de enquanto casal obterem satisfação sexual e de forma igualmente gratificante como a masturbação, sexo oral.

Se depois de terem passado cerca de 7 semanas e verificar que ainda tem dores coloque a hipótese de ter tido uma recuperação pós parto menos boa, e que possa haver infecção não existe e vá ao médico.

Sexo pós-parto: Questões de auto-estima

Não se sente bem com o seu corpo? Não se sente confortável em o revelar ao seu parceiro?

Certo, teve 9 meses para ganhar barriga, ancas (ah! Homens gostam de curvas, sabia?) rabo, o útero dilatou, 9 meses foi o tempo que todas as transformações se deram, então, seja paciente que o corpo também leva o seu tempo para voltar as formas antigas.

Sexo pós-parto: Dividir atenções é importante

Sexo Pós-Parto | Quando posso ter? O que precisa saber
Sexo Pós-Parto | Quando posso ter? O que precisa saber

Tem de dividir atenções entre o bebé e o seu parceiro, é um facto! Noites mal dormidas, casa desarrumada, fraldas, banhos… O quarto que era só do casal agora é de três.

Sim é um facto também, tudo isso acontece, mas lembre-se antes de ser mãe e ele pai vocês eram um casal.

É normal que chegue no final do dia exausta que as alterações que vê no seu corpo de mãe recente levem à diminuição do libido, mas cabe a si e ao seu marido não deixar que haja afastamento que a diminuição de libido não dure mais que dois meses.

Tentem arranjar um equilíbrio, sente-se mal porque o bebé está no quarto? Experimente o resto da casa… (veja o nosso artigo sobre: Desafios que o casal enfrenta com a chegada bebé)

Sexo pós parto: Falta de libido

E a falta de libido depois do bebé nascer?

Se continua a haver falta de libido passados 3 meses do nascimento do bebé, pondere a hipótese de procurar um especialista, pondere também como se sente de forma honesta, pode estar num a situação de depressão pós parto. (veja aqui mais sobre esse tema)

Agora, as 6 semanas pós parto estão a chegar ao fim?

Bom namoro, namorar faz bem, sexo também é uma ótima forma de controlar o peso, auxilia e melhora o sono, faz bem ao coração, alivia o stress, para pessoas neuróticas, ajuda a controlar as neuroses e aumentar a felicidade, reduz a depressão, ajuda a combater dores de cabeça (xiuu…não contem aos maridos que têm esposas que usam essa desculpa), melhora a libido… podia continuar mas o artigo já vai longo…

(a titulo de curiosidade:O Parto Não Foi o Que Esperava, serei a única?

Então divirta-se e fale francamente com o seu parceiro sobre o que a incomoda, o que sente e como se sente.

 

Veja também:

O Parto Não Foi o Que Esperava, serei a única?

Exercício pós-parto | Treino com metas atingíveis

 

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *