Mãe seropositiva pode amamentar? | Amamentação

Mãe seropositiva pode amamentar? | Amamentação

Pela primeira vez, um estudo confirmou algo de que já se suspeitava: Quando mães seropositivas alimentam seus filhos exclusivamente com o peito até os seis meses de idade, os recém-nascidos têm uma chance muito baixa de contrair o HIV (vírus da Aids).
 
Esse risco é de cerca de 4%. No entanto, ele dobra no caso de crianças que receberam uma alimentação mista, com outros líquidos (leite em pó, leite animal, etc.) antes dos seis meses de idade .
 
O estudo, feito na África do Sul e coordenado por Hoosen Coovadia, do Centro Africano para a Saúde e Estudos Populacionais, também mostrou, que no caso da inclusão de sólidos na alimentação, antes ou depois de 14 semanas de vida, o risco aumenta em 11 vezes.
Mãe seropositiva pode amamentar? | Amamentação
Mãe seropositiva pode amamentar? | Amamentação
A causa da variação, neste caso, é desconhecida (suspeita-se que as proteínas maiores e mais complexas dos alimentos sólidos interfiram com as barreiras naturais contra o vírus, como a mucosa intestinal).
 
Também se encontrou uma relação entre a contagem de CD4 (células que coordenam a acção do sistema imune contra as infecções) das mães e o risco de transmissão.
 


 

Quando as CD4 estavam abaixo de 200 unidades por mililitro (ml, o risco de transmissão era duas vezes maior quando comparado com mães com 500 CD4 por ml.
 
Apesar do risco de transmissão, Covardia enfatiza que a amamentação infantil é um instrumento extremamente importante para diminuir a mortalidade infantil em regiões pobre do planeta.
 
Até agora, estima-se entre 10% a 20% do risco de transmissão pós-natal, porém sem se distinguir entre exclusivamente amamentação e outras formas mistas de alimentação. 
 
Acredita-se que os resultados farão a Organização Mundial da Saúde, bem como órgãos internacionais ligados à infância (Unicef) e ao combate da Aids (Unaids), reverem seus protocolos sobre amamentação infantil.
 
Mãe seropositiva pode amamentar: É uma decisão muito difícil
A maioria dos médicos desaconselha o aleitamento por mães soro positivo. 
 

A unicef diz: 

Mãe seropositiva pode amamentar? | Amamentação
Mãe seropositiva pode amamentar? | Amamentação
A mãe HIV positivo não pode amamentar, mas o bebê pode tomar a fórmula infantil, que é de graça, em uma situação aconchegante, com a mesma atenção e carinho.
 
A gestante HIV positivo deverá receber o Guia Prático de Alimentos para Crianças Menores de 12 meses que não podem ser Amamentadas.
 
A mãe seropositiva deverá ter sua lactação inibida logo após o parto por enfeixamento ou uso de inibidor de lactação.
 
Deverá receber apoio tanto da equipe de saúde como das pessoas em quem confia para não se sentir discriminada por não estar amamentando.
 
Veja também:
Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *